O SILÊNCIO
No dia 7 de maio é comemorado o dia do silêncio.
No mundo em que vivemos o silêncio é algo poderoso e às vezes ameaçador.
O silêncio é um importante elemento cultural desde a antiguidade.
No Egito antigo, havia um "Deus" do silêncio (Harpócrates) que era representado na posição que logo vem à nossa cabeça quando de diz Silêncio. Os sacerdotes, naquela época, deveriam ficar em silêncio total de modo a incitar a meditação.
Buda também dava muito valor para o silêncio como forma de contemplação.
Além disso, o silêncio é uma oportunidade de ouvirmos nosso interior, nossos sentimentos. Um momento em que podemos nos conhecer melhor é muitas vezes temido, pois ultimamente as pessoas tem medo de ouvir o que pensam de si mesmas. O silêncio é tão importante quanto o falar. Devemos sim saber quando e como falar, mas também e muito importante sabermos o momento de calar.
Na sala de aula, o silêncio também é importante, assim como a participação dos alunos. Há sempre o momento de falar, expor suas ideias, e o momento de calar e ouvir o professor, e aprender o que ele preparou para aquela aula. O silêncio mais importante na sala de aula é aquele que todos fazem enquanto um está falando. Se todos falam ao mesmo tempo não é possível compreender nada, mas se um fala enquanto os outros escutam, cada um aguardando sua vez, todos tem a oportunidade de expor suas ideias e ser ouvido.
Que neste dia possamos saber diferenciar o momento de falar, e o momento de calar e fazer uma reflexão.
Aproveitando que o silêncio é tido como a ausência de som, segue um vídeo falando um pouco sobre o som.
Quem se interessar procure mais vídeos no youtube, sobre o som. Tem vários no Beakman que são bem interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário